sexta-feira, abril 19, 2024

Diversos

NASA destruiu a prova de vida em Marte?

25 de julho de 2018

NASA destruiu a prova de vida em Marte?

É freqüentemente alegado que a NASA pode ter escondido, ofuscado ou destruído qualquer evidência de vida extraterrestre em sua história de sessenta anos.O pesquisador Brett Tingley é um defensor público dessas acusações. Embora muitas dessas afirmações sejam baseadas apenas em interpretações individuais de fotografias ou vídeos da NASA, às vezes os cientistas descobrem inconsistências ou irregularidades nos dados concretos da agência espacial americana. Em 2016, um desses casos veio à tona quando uma dupla de astrofísicos publicou uma pesquisa feita com dados de 40 anos coletados na superfície do Planeta Vermelho pela sonda Viking 1 da NASA. O artigo afirma que a sonda viking descobriu evidências de moléculas orgânicas em amostras de solo marciano, mas que os dados foram mal interpretados ou deliberadamente ocultos.

De jeito nenhum. Agências governamentais nunca mentem para nós, não é?

Agora, essas afirmações foram levadas um passo adiante, conforme um novo estudo publicado no Journal of Geophysical Research que afirma que o lander viking realmente destruiu evidências de moléculas orgânicas – os blocos de construção da vida – aquecendo-as em seu cromatógrafo gasoso que , nada mais seria, que um Espectrômetro de massa ou GCMS, um instrumento científico que aquece / queima substâncias para determinar sua composição. A NASA involuntariamente incinerou provas de vida (ou, mais realisticamente, o potencial para a vida) em Marte?

É difícil concluir. Um novo estudo examina os dados coletados pela sonda Phoenix da NASA em 2008 e o rover Curiosity em 2013. Em suas análises de solo marciano, ambos descobriram a presença de percloratos, compostos salgados usados ​​em propulsores e para controlar a eletricidade estática em embalagens de alimentos. Quando aquecidos a altas temperaturas, os percloratos se decompõem em outros compostos, um dos quais é o clorobenzeno. Acontece que o lander Viking de 1976, o mesmo acusado de possivelmente ter detectado compostos orgânicos sem a NASA admitir o achado, detectou a presença de clorobenzeno em seus dados de GCMS.

O que isto significa? Em última análise, tudo o que sabemos com certeza é que a NASA provavelmente tinha evidência de matéria orgânica em Marte há quarenta anos e não percebeu o que estava vendo ou ocultou intencionalmente os dados. Ninguém foi tão longe a ponto de fazer essa afirmação ainda, mas dado que os landers da Viking custaram mais de US $ 5 bilhões, não seria uma medida sábia comunicar a quem propiciou o financiamento  que o lander da NASA incinerou a melhor evidência que tínhamos na época  a respeito da  vida ainda poder existir ou pode ter existido em outras partes do sistema solar.

Viking I

Em última análise, nem todos os cientistas envolvidos neste estudo estão convencidos de que o clorobenzeno é uma prova de que o Viking incinerou compostos orgânicos; há quem  acredite que as leituras podem ser o resultado de contaminação terrestre. Seja qual for o ocorrido com este reexame dos dados da Viking, este caso faz você se perguntar: poderíamos já ter uma prova de vida alienígena descansando em algum cofre ou conjunto de dados em algum lugar e nem mesmo saber disso ainda?